sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Educação e Comunicação - Algumas questões




Irati Antonio
Coordenadora do Programa Cidadão 21 - Educação pela Comunicação, do Instituto Ayrton Senna

1. A dimensão contemporânea da educação pela comunicação: muito além da alfabetização para a mídia

Os padrões econômicos, culturais e sociais que predominam hoje são muito diferentes dos padrões que regeram a vida de nossos pais e avós. No tempo deles, a indústria, a produção de bens era o mais importante e, por isso, a matéria-prima e os processos fabris eram os principais recursos da economia. Hoje, a produção de informação é o mais importante, e os meios de comunicação se tornaram um recurso fundamental nos processos produtivos. Isso é uma mudança enorme na vida das pessoas, quer dizer, hoje existem formas novas de produzir, de pensar, de trabalhar e de viver. É claro que essas mudanças não são fáceis, nem acontecem de um dia para o outro. Assim, há segmentos da sociedade que já estão operando dentro dos padrões pós-industriais, como a comunicação de massa, e outros que ainda permanecem atuando de acordo com os padrões anteriores, como o sistema escolar, de forma geral.

O que vemos hoje, então, é que os padrões de vida dos jovens mudaram, enquanto os da escola, não. São dois mundos separados. Os meios de comunicação estão totalmente presentes na vida dos jovens, enquanto a escola ainda se mantém, muitas vezes, fiel a modelos pedagógicos e padrões sociais superados. Por isso, os jovens não têm interesse na escola. Por isso, a escola não é mais capaz de responder às necessidades da juventude, e encontra dificuldades em formar para o trabalho e preparar para a vida. Nesse modelo de escola, só há espaço para a reprodução automática de conteúdos, não existe integração entre professor e aluno, nem entre disciplinas.

O uso da comunicação na educação surge como uma alternativa capaz de oferecer aos jovens as chaves para a compreensão e o domínio do mundo contemporâneo, porque oferece acesso a meios, conhecimentos e linguagens que vão propiciar o desenvolvimento pleno de seus potenciais como pessoas, trabalhadores e cidadãos.

E em que consistem essas chaves? Garantir o acesso a conhecimentos e informações, incluindo a linguagem dos meios de comunicação; estabelecer novas relações entre a escola, o jovem e a mídia; propor atividades educativas baseadas na transdisciplinaridade, unindo conteúdos de várias matérias e inserindo os recursos da comunicação; desenvolver projetos e produtos de comunicação; promover processos ativos de ensino e aprendizagem;; levar para a escola os significados e valores da juventude e sua representação nos meios de comunicação; discutir as questões relevantes envolvendo mídia, sociedade e juventude.

Em primeiro lugar, essas chaves tornam os jovens capazes de produzir e de receber criticamente a informação (pois adquirem o domínio das linguagens da mídia), quer dizer, a educação pela comunicação habilita as novas gerações a responder às demandas da sociedade da informação e, assim, a viver plenamente as possibilidades de nossa época. Em segundo lugar, essas chaves abrem as portas da compreensão, do entendimento das complexas relações que as transformações sociais e a mídia trazem hoje, abrindo para o jovem oportunidades de experimentar esses novos mundos e de criar um projeto para a sua vida.
(...)

Para saber +
http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=31

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