domingo, 11 de novembro de 2007

Resultados TEMA 1

Aluna: VIVIANE DA S. A. DE SOUZA


A violência e a segurança
O problema da violência em nossa cidade vem se agravando de forma assustadora. Isso se deve à deficiência no efetivo policial e também devido à impunidade, que favorece a prática de crimes nas diversas esferas da sociedade.

Estamos em déficit em relação ao contingente policial e a população soteropolitana. A quantidade de policiais nas ruas contrasta com o crescimento populacional; por isso, esse efetivo não tem sido suficiente para manter a segurança das pessoas.

Em relação à impunidade, esta tem servido como incentivadora à prática de crimes. Percebemos que ela ocorre nas diversas camadas sociais e favorece os criminosos, que se sentem motivados a repetir seus atos ilícitos sem a devida punição nas formas da lei.

Em virtude do que foi exposto, constatamos que a violência está aumentando e o desafio da segurança pública é conter esse crescimento. Sugerimos a implantação de concursos públicos para admissão de mais policiais; a revisão dos processos de julgamento e cumprimento das leis criminais, para que possamos viver em uma sociedade mais segura.

========

Aluno: JOSÉ ROBERTO C. DA SILVA

Violência
Muitas pessoas, por diversos fatores, acabam ingressando na marginalidade. Com isso, a própria sociedade sofre com o aumento da violência. Famílias inteiras ficam preocupadas com seus filhos em termos de segurança pública. O agravante encontra-se, também, nas próprias leis que, às vezes, facilitam as práticas.

A população está sofrendo com tal situação. Hoje em dia, não existem mais lugares seguros em que as pessoas vivam em paz permanentemente. A cada dia, que passa, no Brasil, a violência aumenta.

O Código Penal já se encontra defasado. Essa situação favorece a impunidade e permite que uma mesma pessoa cometa vários delitos e, muitas, até responde os processos em liberdade.

Conforme os argumentos discutidos, vemos que é preciso amenizar o problema da segurança pública por parte dos gestores governamentais, pois a população necessita desse serviços. A mudança no código Penal deve ser prioritário para os tempos atuais e políticas públicas devem contemplar as pessoas de menores condições financeiras, permitindo-lhes mais dignidade.

Nenhum comentário: