quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Referências brasileiras em educomunicação



Paulo Freire (anos 60)

- referência nas pesquisas educomunicativas
- iniciou, no campo educacional, a valorização do processo dialógico e de intercomunicação
- prática pedagógica comprometida para diminuir a evasão escolar e formar educandos críticos
- a dialética comunicar/educar necessita de um campo específico


Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) - ECA/USP – anos 90

- referência no Brasil na área de educomunicação
- processos de investigação e posterior sistematização

Docentes
- Ismar de Oliveira Soares
- Adilson Citelli
- Maria Cristina Costa e Maria
- Aparecida Baccega

Propostas
- planejamento, criação e desenvolvimento de ecossistemas educativos mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação
- promover o aprendizado e o manuseio das ferramentas dos suportes midiáticos no processo de construção de notícias
- processos dinamizados com participação ativa dos sujeitos na construção da notícia nas diferentes mídias
- ensinar a leitura crítica da mídia convencional
- fomentar a expressão social dos sujeitos e melhorar sua leitura de mundo
- articular os conteúdos programáticos da escola
- facilitar o processo ensino-aprendizado através do uso criativo dos meios de comunicação
- promover o acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão da informação
- identificar como o mundo é editado nos meios
- promover a expressão comunicativa dos membros da comunidade educativa


Juvenal Zanchetta Jr. - professor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Assis

- investiga a educomunicação – mídia impressa - na escola (PCN, formação do prof./licenciaturas, livros didáticos, iniciativas isoladas de docentes, aluno receptor passivo)
- universidades: estudos secundarizados; apenas experiências localizadas
- identifica principais entraves que dificultam o diálogo entre MCs e escolas
- indica tendências promissoras
- propõe sugestão de melhoria para essa relação

Nenhum comentário: