segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Experiência Educomunicativa 4




Colégio Estadual Dep. Henrique Brito - Jd. Caiçara / Brotas - Salvador/Ba

Levantamento de argumentos – produção de textos dissertativos

Tema 4 – Políticos brasileiros

NOS PALANQUES É SÓ GENTE BOA
Giovanni Pappini

Estou literalmente preocupado sem saber o que fazer
Já faz muito tempo que não ouço uma notícia boa
Estou mais perdido que cachorro quando cai de uma mudança
Tô farto desses amigos traíras, excêntricas pessoas

Me deixando, me deixando viver
Me deixando, me deixando viver

Podem se arrumar
Escuto os magnatas que se atropelam pra avançar no meu quinhão
E eu que sou tão pacífico de fato me emociono à toa
E volto pra ralé tão conformado, verdadeiro marginal
Mas logo nos palanques tem promessa e é só gente boa

Me deixando, me deixando viver
Me deixando, me deixando viver

Giovanni Pappini. CD Reggae Tropical. Som Tropical, s/d.

PODRES PODERES
Caetano Veloso

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Queria querer gritar setecentas mil vezes
Como são lindos, como são lindos os burgueses
E os japoneses
Mas tudo é muito mais

Será que nunca faremos senão confirmar
A incompetência da América Católica
Que sempre precisará de ridículos tiranos?
Será será que será que será que será
Será que essa minha estúpida retórica
Terá que soar, terá que se ouvir
Por mais zil anos?
(...)
Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Morrer e matar de fome, de raiva e de sede
São tantas vezes gestos naturais

CD O melhor de Caetano Veloso. Universal. 1989. Faixa 10.

VÍDEOS:
Os parlamentares mais caros do Mundo!!



Atividade
Considerando os textos motivadores e os vídeos, levante argumentos para o seguinte tema:

A maior parte dos políticos brasileiros não desfruta de prestígio junto à população.

Orientações para redação
(baseadas no ENEM 2007)

Agora, redija um texto dissertativo-argumentativo. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Observações
- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
- O rascunho pode ser feito em folha avulsa.
- O texto definitivo deve ser feito na folha própria e escrito a tinta.

Nenhum comentário: