segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Experiência Educomunicativa 5




Colégio Estadual Dep. Henrique Brito - Jd. Caiçara / Brotas - Salvador/Ba
Público-alvo: alunos de EJA, ensino médio, segmento Tempo de Aprender, noturno

Levantamento de argumentos – produção de textos dissertativos

Tema 5 - Água

PURIFICAR O SUBAÉ
Caetano Veloso

Purificar o Subaé
Mandar os malditos embora
Dona d’água doce, quem é?
Dourada rainha senhora

Amparo do Sergimirim
Rosário dos filtros da aquária
Dos rios que deságuam em mim
Nascente primária

Os riscos que corre essa gente morena
O horror de um progresso vazio
Matando os mariscos e os peixes dos rios
Enchendo meu canto
de raiva e de pena

CD Brasileirinho (independente). Maria Bethânia. 2004. Faixa 11.


ÁGUA

"Sou cristalina e fresca,
salgada e doce
todos dependem de mim; sou vida. (...)
Você acha que sou abundante, por isso me desperdiça.
Você me polui, me maltrata;
estou morrendo e você nem percebe, esquece.
Estou ficando escassa, ontem fui muito abundante,
amanhã serei motivo de guerras.
Por isso, não me mate, não me maltrate e nem me jogue fora.
Me salve, sou essencial a sua vida."

Trecho da mensagem da Agenda 21 - Itamaraju, Ba

VÍDEOS:
Crise da Água no Brasil

Água - Fonte de Vida
Economize água


Atividade
Considerando os textos motivadores e os vídeos, levante argumentos para o seguinte tema:

A água é abundante na natureza; apesar disso, existe a possibilidade de um colapso ambiental causado pela sua escassez.

Orientações para redação
(baseadas no ENEM 2007)

Agora, redija um texto dissertativo-argumentativo. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Observações
- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
- O rascunho pode ser feito em folha avulsa.
- O texto definitivo deve ser feito na folha própria e escrito a tinta.

Nenhum comentário: